Canto é Técnica e Interpretação



Penso que o canto é uma forma de exprimir e experimentar sentimentos, é expansão do corpo e da alma, do pensamento e da ação, é viver histórias e despertar emoções...

Canto é também técnica e interpretação, treinamento e intuição, usamos a voz para transmitir sentimento. Nenhum instrumento é comparável à voz, ela é a única que tem o privilégio de unir o texto à música.

É preciso também lembrar que o estudo de técnica vocal visa não só o aperfeiçoamento, mas principalmente a proteção e a saúde da voz, e isto deve ser feito respeitando o nosso estilo e características pessoais. 

A voz e a personalidade estão estreitamente relacionados e são inseparáveis, expressam o ser humano na sua totalidade.

Repertório:

O melhor repertório é aquele que gostamos de cantar e conseguimos cantar bem. O repertório não precisa ser definitivo, ele vai mudando de acordo com o nosso momento, pode incluir músicas de diversos estilos.

O tom adequado ao cantor é aquele que não é muito agudo nem muito grave, deve ser um tom confortável considerando nossa extensão vocal. 

Dentro do conforto da extensão vocal do cantor, normalmente quanto mais agudo o tom, mais bonito e expressivo.

O que são vocalizes?
Vocalizes são exercícios vocais para o canto, são frases, trechos ou escalas musicais que servem para exercitar (coordenar) a respiração, a emissão vocal e a afinação. 

O que é um exercício de canto?
São exercícios de relaxamento muscular, respiratórios e vibratórios (ressonância), dicção, e vocalizes. Procuramos exercitar a postura, respiração, emissão vocal, afinação, etc...

Por último, canto é percepção. Se vamos nos preparar para cantar uma música então temos que entender seu desenho, ou seja, suas subidas e descidas, seus caminhos. Procure ouvir e perceber a melodia, a melhor referência é um intérprete do mesmo sexo, pois a altura da voz será mais próxima, além das semelhanças na interpretação.






Comentários

  1. Pai, estou adorando acompanhar o seu blog!!! Está muito legal! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, tinha um tempinho que eu não aparecia por aqui e estou surpresa com a quantidade de conteúdo e qualidade! Parabéns!!! E sim!!! Eu gosto de cantar e acompanharei de perto suas dicas!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo o seu Blog, José Augusto. Muito esclarecedor de muita coisa dentro da teoria musical. Um curso e tanto. E o bom é que a gente com um pouquinho de conhecimentos, vai no ponto certo da "Biblioteca". Valeu demais!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ritmo, Figuras Rítmicas, Tempo da Música

Notas Musicais, Pauta Musical

Ritmo, Pulsação e Andamento