Acordes Dominantes, dominante primário e secundário
Dominante primário (V7) - dominante do grau I
Ex: I7M – IIm7 – V7 – I7M
(em Dó Maior) C7M - Dm7 - G7 - C7M
Exemplo c/ II Cadencial: I7M – IV7M – IIIm7 – VIm7 – IIm7 – V7 – I7M
- O grau IIm7 antes do dominante V7 traz um bom efeito para a cadência, e é chamado de II cadencial (segundo cadencial)
Dominante secundário - são os dominantes dos demais graus pelos quais passa a harmonia da música.
Ex: I7M – V7/III – IIIm7 – IIm7 – V7 – I7M (V7/III é o dominante secundário do grau III)
Ex: I7M – V7/VI – VIm7 - IIm7 – V7 – I7M
Em Dó Maior: C7M - E7 - Am7 - Dm7 - G7 - C7M
II Cadencial
É o IIm7 que precede o dominante V7, em cadências do tipo “IIm - V7 - I7M”
Exemplo em Dó Maior:
- C7M - (Gm7 - C7 - F7M) - Dm7 - G7 - C7M
- Gm7 é o II cadencial do grau IV (F7M)
- C7 é o dominante secundário de F7M (V7/IV)
- Gm7 - C7 - F7M é uma cadência do tipo “IIm - V7 - I7M” para o grau IV
O II Cadencial pode ser utilizado tanto precedendo o dominante primário quanto precedendo os dominantes secundários.
Comentários
Postar um comentário