Acordes SubV7 e Acordes Diminutos


Acordes SubV7:

SubV7 são acordes de substituição ao acorde de dominante (V7), cuja resolução é caracterizada por movimento do baixo que desce meio tom para alcançar o acorde desejado.

Ex.   SubV7/VI   VIm   SubV7/II   IIm    V7    I7m
          Bb7          Am      Eb7         Dm    G7    C7M

O SubV7 (dominante substituto) nasce de uma propriedade do trítono, o intervalo característico do acorde dominante. O trítono divide a oitava em duas metades, e em consequência, as mesmas duas notas que compõem o trítono no acorde dominante (a terça maior e a sétima menor), são também as notas de outro trítono, num outro acorde dominante (onde serão respectivamente a sétima menor e a terça maior).

Exemplo: na escala de Dó maior:
·        o acorde dominante (G7) contém o trítono Fá-Si. Si é a terça maior, e Fá a sétima menor.
·        o acorde dominante substituto (Db7) contém o mesmo trítono, Fá é a terça maior e Si é a sétima menor.

O acorde SubV7, isto é, o substituto do V7, é a substituição mais utilizada para um acorde dominante. Se o acorde dominante resolvia uma quinta abaixo, para a tônica, o subV7 resolve descendo meio tom para a tônica.

As preparações de dominante continuam válidas, como por exemplo, um acorde II cadencial que cairia no V7, vai cair no SubV7.
Exemplo: IIm7 - bII7 - I7M


Acordes diminutos:

São acordes simétricos, isto é, são compostos por sucessão de terças menores sobrepostas, o que resulta na sua sonoridade peculiar. Lembrando, o acorde de 7a diminuta é constituído de 3a menor, 5a diminuta, e 7a diminuta.

Ex: Acorde de Si diminuto

Bº (B-D-F-Ab)     Trítonos: B-F  e  D-Ab

Resolve em 4 centros tonais:
C / Cm      (B->C  e  Ab->G)     e        
F# / F#m   (F->F#  e  D->C#)     

Os acordes diminutos podem ter as seguintes funções:

  • Diminuto ascendente - é quando se resolve num acorde cuja fundamental esteja um semitom acima.
    Ex.    V7   #V°   VIm7
            G7   G#°    Am7 

  • Diminuto descendente – é quando se resolve num acorde cuja fundamental esteja um semitom abaixo.
    Ex.    VIm7   bVI°   V
             Am7    Ab°   G 

  • Diminuto auxiliar – é quando se resolve em acorde com o mesmo baixo, é como um movimento auxiliar dentro da mesma nota tônica.
    Ex.    I7M      I7M   
            C7M    C7M

  • Diminuto de passagem – é quando o baixo do acorde diminuto está a um semitom do baixo do acorde anterior e posterior.
    Ex.    I7M   #I°   IIm7
            C7M  C#°   Dm7



Comentários

  1. obrigado sr jose augusto, por conpartilhar um pouquinho de seus comhecimentos musicais com nosco. um abraço de seu aluno!

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  2. valeu jose pelos seus ensinamentos um abraço

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  3. valeu jose pelos seus ensinamentos um abraço

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