Acordes dominantes


Todo acorde maior com 7ª menor tem função de dominante, ou seja, ele pode ser o 5º grau de algum tom. 
O acorde dominante V7 aparece no 5º grau das escalas, tanto escalas maiores quanto menores.

Todo acorde dominante pede resolução na tônica (1º grau). Ele pode ser um dominante primário (V7), se for dominante do 1º grau, ou então pode ser um dominante secundário (V7/II), (V7/III), (V7/IV), etc..., pedindo resolução nos graus II, III, IV... respectivamente.

O acorde dominante (V7) pode ser substituído por 4 acordes diminutos, que têm origem nas seguintes notas do próprio acorde dominante:
3ª Maior – 5ª Justa – 7ª menor – 9ª menor

Exemplo

o acorde dominante G7 à que é formado pelas notas: G – B – D – F
pode ser substituído pelos acordes diminutos:
Bº (3ª Maior)
Dº (5ª Justa)
Fº (7ª menor)
G#º (9ª menor)

Esses quatro diminutos têm o mesmo trítono B-F do acorde G7, então resolvem na mesma tônica (C ou Cm).

Exemplo: acorde dominante C7 (Dó com sétima):

Notas do acorde:
Fundamental:             C (Dó)
Terça Maior (3+):       E (Mi)
Quinta Justa (5J):       G (Sol)
Sétima menor (7):      Bb (Si bemol)

Resolve na tônica:      F (Fá)

Cadência (II-V-I):       Gm – C7 – F 
                         ou   Gm7 – C7 – F7M

SubV7 (substituto do C7): F#7  (meio tom acima da tônica – F)


Acordes diminutos que podem substituir o C7 (C – E – G – Bb)
                             Bbº            C#º
3ª Maior    5ª Justa    7ª menor   9ª menor

No violão, a cada três trastes se passa de um acorde diminuto para outro diminuto equivalente (são as mesmas notas, apenas invertidas).
Exemplo na corda 6:
Gº (casa 3)   ->     Bbº (casa 6)   ->   C#º (casa 9)





Comentários

  1. obrigado sr. jose augusto pela bela explicaçâo com poucas palavras nos faz enteder o conteudo do estudo. parabens pelo seu trabalho.

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