Cadências Musicais e Graus do Campo Harmônico


É importante conhecer os acordes do campo harmônico, isto porque no decorrer da música, fatalmente ela vai passar pelos acordes do campo harmônico.
 
Assim, vamos utilizar cadências do tipo V7 – I7M (que é a mais marcante das cadências), na determinação dos diversos caminhos harmônicos, que vão passar pelos diversos graus do campo harmônico considerado.

Para isso, é importante termos um conhecimento prévio de quais são as dominantes das notas musicais. Abaixo segue uma tabela com uma relação das dominantes e tônicas, nos tons mais utilizados.


Grau V7 (Dominante)         Grau I (Tônica)          Tom

G7                                          C ou Cm                       Dó Maior ou Dó menor
A7                                          D ou Dm                       Ré Maior ou Ré menor
B7                                          E ou Em                        Mi Maior ou Mi menor
C7                                          F ou Fm                        Fá Maior ou Fá menor
D7                                          G ou Gm                       Sol Maior ou Sol menor
E7                                           A ou Am                       Lá Maior ou Lá menor
F#7                                        B ou Bm                       Si Maior ou Si menor
F7                                           Bb ou Bbm                   Sib Maior ou Sib menor


É importante também que no instrumento harmônico (violão, piano,...) tenhamos a fluência de saber localizar essas duplas (dominantes e tônicas) em cada tom.


Caminhos harmônicos, que passam pelos graus:


Grau I: A música pode sair do grau I, ir para o dominante primário V/I, e cair no grau I novamente. 
Ex: C7M – G7 – C7M


Grau II: A música pode sair do grau I, ir para o dominante secundário V/II, e cair no grau II. Depois pode ir para o V/I, e cair no grau I novamente.
Ex: C7M – A7 – Dm7 – G7 – C7M

Note que estamos saindo inicialmente do grau I para o V/II, ou seja, no nosso exemplo estamos indo do C7M para o A7 (que é a dominante do grau II – Dm7). Este acorde (A7) tem como nota característica a 3ª maior (C#), que é a nota que está indicando esse caminho harmônico. Observe que essa nota característica é uma nota estranha à escala de Dó Maior. De fato, o acorde A7 pertence às escalas de Ré Maior e Ré menor.


Grau III: A música pode sair do grau I, ir para o dominante secundário V/III, e cair no grau III. Depois pode ir para o V/I, e cair no grau I novamente.
Ex: C7M – B7 – Em7 – G7 – C7M

Note que este acorde (B7) tem como nota característica a 3ª maior (D#), que é a nota que está indicando esse caminho harmônico.
Observe que essa nota característica é uma nota estranha à escala de Dó Maior. De fato, o acorde B7 pertence às escalas de Mi Maior e Mi menor.


Grau IV: A música pode sair do grau I, ir para o dominante secundário V/IV, e cair no grau IV. Depois pode ir para o IVm, que é um acorde de empréstimo da escala menor, e que fica bem harmonicamente após o grau IV, e depois cair no grau I novamente.
Ex: C7M – C7 – F7M – Fm7 – C7M

Note que este acorde (C7) tem como nota característica a 7ª menor (Bb), que é a nota que está indicando esse caminho harmônico.
Observe que essa nota característica é uma nota estranha à escala de Dó Maior. De fato, o acorde C7 pertence às escalas de Fá Maior e Fá menor.


Grau V: Este caminho utiliza dominantes consecutivas, e é parecido com o do grau II, só que em vez de passar pelo IIm, passa pelo II7.
Ele sai do grau I, vai para o dominante secundário V/II, depois vai para o dominante secundário V/V, depois vai para o dominante primário V/I, e volta ao grau I.
Ex: C7M – A7 – D7 – G7 – C7M

Note que, assim como aconteceu com o grau II, o acorde (A7) tem como nota característica a 3ª maior (C#), que é a nota que está indicando esse caminho harmônico do grau V.


Grau VI: A música pode sair do grau I, ir para o dominante secundário V/VI, e cair no grau VI. Depois pode ir para o V/I, e cair no grau I novamente.
Ex: C7M – E7 – Am7 – G7 – C7M

Note que este acorde (E7) tem como nota característica a 3ª maior (G#), que é a nota que está indicando esse caminho harmônico.
Observe que essa nota característica é uma nota estranha à escala de Dó Maior. De fato, o acorde E7 pertence às escalas de Lá Maior e Lá menor.


Conclusão: A combinação de caminhos harmônicos é infindável, e não poderia ser diferente, pois novas composições musicais podem trazer combinações harmônicas novas, que nunca foram pensadas. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ritmo, Figuras Rítmicas, Tempo da Música

Ritmo, Pulsação e Andamento

Notas Musicais, Pauta Musical