Repertório Musical no IPAD, OnSong, Arquivo de Cifras



Já era hora de passar para um novo sistema de organização de repertório, eu estava cansado de imprimir e organizar pastas o tempo todo. Na realidade, levava mais tempo organizando, selecionando, imprimindo, do que tocando e cantando.

Além do mais, tinha que estar sempre escolhendo quais livros ou pastas levar para um evento ou uma viagem, por causa da preocupação com o volume e o peso.

O primeiro passo foi abrir uma conta no Dropbox, que em resumo, é um lugar onde podemos armazenar de forma centralizada nossas pastas com cifras, textos, etc..., e que também é acessível através do IPAD, Notebook ou Celular.

O segundo passo foi verificar quais softwares no IPAD têm acesso ao Dropbox, possibilitando assim um acesso facilitado ao meu repertório, e também quais softwares se adequavam melhor às minhas necessidades.

Quanto à leitura de músicas cifradas, escolhi o software OnSong, que tem várias facilidades de edição e exibição, além de permitir o playback (tocar uma música da sua biblioteca musical do Itunes enquanto você pratica).

Verifiquei que para a troca de arquivos entre o Windows e o OnSong a melhor alternativas é gravar o arquivo que normalmente se encontra em algum site de cifras, diretamente no Dropbox em txt (uso o Bloco de Notas do Windows).
 
No IPAD você pode acessar este arquivo através do próprio OnSong, na função de importar a música. Depois de importar, pode então dentro do próprio OnSong fazer os ajustes necessários, porém o mais seguro é sempre corrigir e salvar no próprio Dropbox, e aí importar outra vez no OnSong.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ritmo, Figuras Rítmicas, Tempo da Música

Notas Musicais, Pauta Musical

Ritmo, Pulsação e Andamento