Canto, Ritmo, Fisiologia da voz





Uma voz bem colocada é consequência de uma ação harmônica de relaxamento, respiração, ressonância e projeção vocal. Acredita-se que uma emissão correta deve fundamentar-se sempre sobre a função respiratória e de relaxamento.

A voz é produzida a partir de um som básico gerado na laringe. A laringe localiza-se no pescoço e é um tubo composto de cartilagens. O som básico produzido pelas pregas vocais na laringe passa por uma série de cavidades de ressonância, que se ajustam como se fossem um alto-falante natural formado pela própria laringe, faringe, boca e nariz.

As cavidades de ressonância amplificam este som, que é muito fraco quando sai de sua fonte. A voz é o resultado do equilíbrio entre a força do ar que sai dos pulmões e a força muscular das pregas vocais.

Os diferentes sons são produzidos nas cavidades acima da laringe, por mudanças nos articuladores, ou seja, nas estruturas que estão nas cavidades de ressonância. Os sons são articulados principalmente na boca, através de movimentos da língua, dos lábios, da mandíbula, dos dentes e do palato.

No canto, a respiração passa a ser mais profunda do que na conversação. As pregas vocais produzem ciclos vibratórios mais controlados e com maior energia acústica, e as caixas de ressonância estão expandidas e introduzem uma maior amplificação ao som básico.

Os principais parâmetros para a voz cantada são: Tom, Ressonância, Volume, Qualidade, Ritmo e Apoio Respiratório. É fundamental o trabalho respiratório no sentido de conscientizar o papel da respiração na emissão da voz cantada.

Os principais fatores para se conseguir uma voz clara são: relaxamento, respiração e ressonância. Todos os exercícios devem ser feitos de olhos abertos. Os exercícios de respiração são motivados através dos sentidos, e os de ressonância são feitos sentindo-se a vibração em vários pontos do corpo, sentindo-se o espaço do ambiente ao redor.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ritmo, Figuras Rítmicas, Tempo da Música

Notas Musicais, Pauta Musical

Ritmo, Pulsação e Andamento