Harmonização de uma Melodia

 

A harmonização de uma música é sempre em função de uma escala, o que significa que é importante conhecer o campo harmônico maior e o campo harmônico menor, normalmente o menor melódico é o mais usado.

Qualquer música estará em uma tonalidade maior ou em uma tonalidade menor, pelo menos este é o caso da música ocidental que conhecemos, sabemos que a cultura oriental tem outras escalas, porém não é o nosso caso.

O Campo Harmônico é delineado a partir de tétrades (acorde de quatro notas) que são formadas com base em cada um dos graus de uma determinada escala, maior ou menor.
 
Por exemplo, na escala de Dó Maior (Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si), o campo harmônico de Dó Maior, formado sobre as tétrades, é:

Graus:         I       II        III      IV       V       VI      VII
Acordes:    C7M  Dm7  Em7  F7M   G7    Am7  Bm7(b5)

OK, mas como isso pode me ajudar a acertar a harmonia? 

Pode ser que eu tenha visto num site de cifras, uma música boa, que eu gosto, a harmonia vinha bem, mas em determinado momento um dos acordes não tem nada a ver, caiu mal na música...

Bem, isso é comum de acontecer, e o que pode ser tentado para acertar a harmonia é o seguinte processo:

Procurar qual a nota cantada no momento daquele acorde que deu errado, pois certamente a nota cantada fará parte do acorde correto, e também é comum acontecer que a nota cantada fique na ponta do acorde, ou seja, que ela seja uma das notas mais agudas do acorde.


Depois disso é procurar no campo harmônico o acorde que tem aquela nota cantada.  Aí é experimentar tocar, se não ficar bom, continuamos a procurar outro acorde com aquela nota cantada, e assim por diante até tocar e ficar bom.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ritmo, Figuras Rítmicas, Tempo da Música

Ritmo, Pulsação e Andamento

Notas Musicais, Pauta Musical